GIP

PSICOPEDAGOGIA - SPA Pedagogico

Sentir.Pensar.Agir

Por forma a garantir uma maior optimização do processo de ensino-aprendizagem e um melhor desenvolvimento psico-afectivo do aluno, todo o trabalho é desenvolvido em estreita articulação com um Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (GIP), cuja coordenação e intervenção está a cargo de uma psicóloga. Cabe-lhe analisar as especificidade do aluno, aferir os seus pontos fortes e as suas lacunas e, em função dessa avaliação inicial delinear, em conjunto com a equipa de docentes, a resposta pedagógica que melhor se adeqúe às reais necessidades dessa criança/jovem. O Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (GIP) é um espaço que correlaciona as valências psicológicas, psicopedagógica e terapêutica no sentido da integração plena do aluno no contexto educativo, social e familiar.

 
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
9º ou 12º Ano e Agora? Está nas tuas mãos.

Chegou a altura de decidires, fazeres uma opção, de forma muito concreta no que se refere às possibilidades de escolha que tens ao teu dispor, tendo em conta o teu futuro profissional.
Surge a necessidade de conheceres o mundo das profissões para melhor teres a noção do que são as tarefas de muitos profissionais. É também necessário descobrires-te a ti próprio, as tuas aptidões, o que julgas que és capaz de fazer, o que na verdade consegues e as tuas vocações.
Nas sessões de orientação vocacional tens ao teu dispor para além destas oportunidades, a possibilidade de conheceres melhor as áreas para as quais te encontras mais vocacionado, bem como as saídas que tens após os 9º e 12º anos, quer ao nível das escolas secundárias, profissionais e superiores. De acordo com os teus projetos e preferências, é importante que fales com os teus pais, pois eles podem dar-te uma ajuda válida, embora não possam decidir por ti.

O GIP (Gabinete de Intervenção Psicopedagógica) encontra-se disponível para esclareceres qualquer dúvida nesta área, ajudando-te a "arrumar" as tuas ideias.


MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO
O Sucesso Escolar ao alcance de todos.

Pretende-se dotar os alunos de competências que permitam conhecer e identificar as características do seu método de estudo, que mais se adequam à sua personalidade, desenvolvendo estratégias que o permitam potenciar a absorção de conhecimentos, de forma que os estudos sejam mais eficazes e permanentes.


TERAPIA DA FALA
Prevenção; Rastreio; Avaliação e Diagnóstico; Intervenção a crianças, jovens e adultos com perturbações da fala, atrasos de desenvolvimento da linguagem e perda da capacidade linguística.


NUTRIÇÃO
Avaliação e orientação/aconselhamento nutricional a crianças/jovens e adultos que apresentem excesso de peso e obesidade, doenças do comportamento alimentar (anorexia/bulimia), alergias, intolerâncias e restrições alimentares, diabetes, hipertensão arterial, doenças do aparelho digestivo, etc.